Aumentar o tráfego do e-commerce

Descubra como criar um blog pode aumentar o tráfego do seu e-commerce

Um dos maiores desafios de quem cria um e-commerce é conseguir aumentar o tráfego. Esse é um grande problema, afinal, sem tráfego os produtos não são vistos e a taxa de conversão não aumenta.

Criar um blog pode ajudar a reverter ou evitar essas situações, no entanto, para atingir esse objetivo devem ser tomadas algumas atitudes. Continue a leitura e compreenda melhor!

Geração de tráfego orgânico

Existem dois tipos principais de tráfego: o orgânico e o pago. Quando você utiliza o Google Adwords para criar um anúncio e paga por ele, você gera o tráfego pago.

Apesar de essa ser uma estratégia eficiente, muitas empresas acabam gastando valores altos ao utilizá-la. Já o tráfego orgânico, é gerado pelas visitas que chegam ao site por meio da pesquisa nos motores de busca, como o Google.

Ele é muito cobiçado por quem trabalha com inbound marketing, pois, além de não ser pago, as chance de um visitante que conhece a empresa por meio de uma busca se tornar cliente são bem maiores.

E como atingir esse objetivo? A resposta é simples: usando boas práticas de SEO. Isso inclui produzir conteúdos com as técnicas adequadas para que o Google considere o seu site como uma boa resposta para determinadas procura.

O que faz totalmente sentido, já que o objetivo do Google é fornecer aos usuários resultados cada vez mais eficientes para cada palavra-chave que é digitada no campo de busca.

Considerando que os artigos são fontes de informações dos mais variados tipos (quando bem escritos), você está dando ao Google exatamente o que ele procura.

Inclusive, talvez você tenha chegado até aqui por meio de uma pesquisa também. Pense sobre este processo e você compreenderá que é uma lógica até simples.

Conteúdos que atraem e convertem

Além de atrair os visitantes, o blog também pode ajudar a educar a sua audiência, muitas vezes oferecendo soluções que elas nem sabiam que existiam. Quer um exemplo?

Digamos que você é um fornecedor de camisetas e comercializa suas peças para pequenas empresas que as estampam e as revendem. Quais seriam as necessidades dessas empresas? Aqui vão alguns temas que poderiam ser trabalhados neste caso:

  • Como escolher um bom fornecedor de produtos têxteis
  • Quais são os melhores tecidos para estampar camisetas
  • Como a escolha de um bom fornecedor pode aumentar o lucro dos revendedores

Os assuntos também podem não ter uma conexão direta com o seu produto e servir apenas para atrair possíveis clientes, como por exemplo:

  • Como otimizar o processo de vendas em pequenas empresas
  • Dicas para aumentar as vendas de camisetas estampadas no final do ano

E muitos outros assuntos que podem chamar a atenção da sua buyer persona (se você ainda não conhece o termo, indico conferir este post aqui).

Os conteúdos devem ser construídos de acordo com o funil de vendas, que conta com as etapas: atração, conversão, venda e fidelização.

Quando há um planejamento estratégico da criação de conteúdo, é possível levar o cliente aos outros estágios do funil e aumentar muito as chances dele concluir a venda.

A função do fluxo de nutrição no aumento do tráfego

Se você tem um blog com conteúdos que são de interesse da sua persona, pode utilizar a sua lista de leads para enviar conteúdos do blog que possam interessá-la. Esta estratégia é chamada de fluxo de nutrição.

Segmentando a sua lista e enviando os conteúdos de acordo com cada etapa do funil, o usuário que recebe o e-mail e se interessa pode voltar ao seu site e consumir o conteúdo indicado, aumentando o tráfego.

De quebra, ainda há a possibilidade dele optar por adquirir um produto. Essa ação nem sempre é instantânea, mas, quanto mais conteúdo for consumido, maiores são as chances de conversão.

Aumento de autoridade do domínio

Sabe quando eu mencionei que o Google procura sempre melhorar as respostas que aparecem aos usuários? Um dos fatores que ele utiliza para considerar o site um bom resultado é a autoridade do domínio.

Existem diversas formas de aumentar a autoridade e aumentar o tráfego é justamente uma delas. Ou seja, quanto mais seu tráfego aumenta, mais seu e-commerce pode ranquear e trazer tráfego.

Artigos que possuem informações relevantes são mais compartilhados e compartilhamentos geram mais visitas. Está tudo muito relacionado.

Fazer guest posts também é uma opção para conseguir backlinks e aumentar a autoridade. Deu um nó aí? Calma, eu explico.

Guest posts são artigos que você publica em outros sites e que possuem hiperlinks para o seu site. Esses links que estão em outro site, mas apontam para o seu domínio são chamados de backlinks.

Normalmente eles são feitos por meio de uma parceria, pois o outro site também faz um artigo e coloca os hiperlinks direcionados para o domínio dele. É um troca benéfica para ambas as partes.

No entanto, é preciso que o site seja do mesmo segmento que o se, caso contrário, você atrairá visitantes que muitas vezes não têm interesse em seus produtos e a taxa de rejeição pode acabar prejudicando o SEO.

Se você achou as dicas legais e quer saber mais sobre marketing digital, curta a Letrase no Facebook e no Instagram. Eu sempre compartilho conteúdo novo por estes canais!

Comentários

Deixe aqui seu comentário!

Estudante de Letras, apaixonada por escrever. Especializada em marketing de conteúdo, estou no segmento há mais de 3 anos.
Post criado 17

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
WhatsApp Fale comigo pelo WhatsApp!
%d blogueiros gostam disto: