Cadastro ID Jovem: o que é e quais são os benefícios?

Eu não sou uma supermãe!
13 de maio de 2017
Sentiremos sua falta, Chester Bennington
20 de julho de 2017
Show all

Cadastro ID Jovem: o que é e quais são os benefícios?

Você já ouviu falar do cadastro ID jovem? É um documento que proporciona benefícios como a meia-entrada em shows, cinema, eventos artístico-culturais e até vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual e gratuidade no ENEM. Ah, e a boa notícia é que não precisa ser estudante para usá-lo!

Voltado para as pessoas de baixa renda, ele tem o intuito de facilitar o acesso à cultura e entretenimento, embora muita gente ainda não o conheça e nem saiba como ele funciona. Vamos mudar isso agora mesmo? Continue a leitura!

Quem pode ter o ID jovem?

O programa tem como público-alvo pessoas de 15 a 29 anos que estejam inscritos no CadÚnico — o mesmo sistema que controla os programas sociais como o Bolsa Família, Salário Família, entre outros. Isso significa que ele é voltado para pessoas que não tem boas condições financeiras.

Para se inscrever no CadÚnico é preciso comprovar que a renda familiar é de até meio salário mínimo por pessoa ou até 3 salários mínimos de renda mensal total.

Você vai precisar comparecer ao CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) com a documentação de todos os que moram na casa com você. A lista completa você pode verificar no site da Caixa.

Como fazer o cadastro ID Jovem?

Se você tem o cadastro no CadÚnico, significa que você recebeu o NIS (Número de Identificação Social). Na verdade ele é o mesmo do PIS, mas se você não fez o cadastro no CRAS como foi dito em cima, você não vai conseguir se inscrever no ID Jovem.

Com o número do NIS em mãos, você pode usar o aplicativo, que é compatível com Android, iOS e Windows Phone. Também é possível usar o site para gerar o documento. No caso da carteirinha gerada pelo site, é necessário imprimi-la.

Já por meio do aplicativo, basta você mostrar o documento que ele vai gerar na hora, junto com o documento com foto quando for comprar o bilhete ou ingresso. Esse vídeo também pode te ajudar a entender melhor:

Quais são os benefícios do ID jovem?

Já imaginou conseguir passagens de ônibus interestaduais de graça? Com o ID Jovem é possível! No entanto, é preciso que você saiba que são reservadas apenas duas vagas gratuitas em cada meio de transporte e outras duas vagas com desconto de no mínimo 50% caso as gratuitas estejam esgotadas.

Também é preciso reservar as vagas no mínimo três horas antes da viagem. E fique esperto! Se a empresa se recusar a fornecer a gratuidade ou o desconto, você pode fazer uma denúncia por meio do telefone 166, que é da ANTT.

Você também pode pagar meia-entrada em shows, espetáculos teatrais e diversos outros locais. É bem parecido com o benefício dos estudantes, com a diferença de que não é necessário estar estudando para ter esse benefício. No caso da recusa em aceitar o ID Jovem para o pagamento da meia-entrada, o caso deve ser levado ao Procon.

Ainda tem mais uma vantagem em fazer sua ID Jovem: a gratuidade no ENEM. Pois é, ele não está nada barato, a inscrição de 2017 custava nada menos do que R$82,00 e a maior parte das pessoas que conseguem a isenção são alunos da rede pública que estão cursando o terceiro ano do ensino médio. Agora, se você tem o ID Jovem, você também consegue essa isenção!

Como nunca ouvi falar do ID Jovem?

Quando eu fiquei sabendo sobre esse programa, me fiz essa pergunta. Pouca gente conhece esse benefício, o que acaba fazendo com que ele esteja sendo pouco aproveitado. Vamos combinar que não tem tido muita divulgação dele por aí, né? Imagina só quantos jovens podem ser beneficiados com ele!

É justamente por isso que, mesmo que você não faça parte do público-alvo do programa, é importante divulgar a informação! É preciso que todos saibam de seus direitos para que possam desfrutar deles, ainda mais a parcela da população que é mais necessitada. Faça sua parte e compartilhe esse texto nas suas redes sociais!

*Este post faz parte do meu portfólio, se você tem um blog e precisa de artigos, conheça também meu site profissional e entre em contato comigo!

Karina Oliveira
Karina Oliveira
Formada em Letras, apaixonada por marketing digital, café, gatos e pelo meu filho lindo. Gosto de compartilhar conhecimentos e dividir experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

%d blogueiros gostam disto: