Qual é o CID da hidradenite supurativa e para que ele é utilizado?

hidradenite supurativa
A hidradenite supurativa como parte da minha vida
5 de dezembro de 2020
empreendedora
Ser empreendedora: será que este caminho é para você?
8 de janeiro de 2021
Show all

Qual é o CID da hidradenite supurativa e para que ele é utilizado?

cid hidradenite supurativa

A CID é a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde e tem como objetivo monitorar a incidência e a prevalência de doenças usando uma padronização universal. 

A CID da Hidradenite supurativa é o CID 10 – L73.2. Quer entender melhor para que ele é utilizado? Basta continuar a leitura!

O que é hidradenite supurativa?

Essa questão é muito comum e, se você acabou de ser diagnosticado eu recomendo que você confira os outros artigos que fiz sobre este tema, além de dar uma olhada nas informações disponibilizadas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Basicamente, a hidradenite supurativa é definida como:

“Doença crônica supurativa e cicatricial das glândulas apócrinas que ocorre principalmente nas axilas de mulheres e nas regiões da virilha e do ânus em homens. É caracterizada pela oclusão dos poros somada a uma infecção bacteriana secundária evoluindo para abcessos que eventualmente se rompem. À medida que a doença torna-se crônica aparecem úlceras, fístulas aumentam e se desenvolvem e fibrose e cicatrizes se tornam evidentes.”

HiDoctor

Para que serve a CID?

Para começar, é importante dizer que o CID 10 fornece  códigos para classificar as doenças e englobar os sinais, sintomas, causas externas e outros. Cada estado de saúde tem uma categoria que corresponde a um CID 10. Como já dito, a CID da hidradenite supurativa é a CID 10 – L73.2.

Desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde, essa classificação ajuda a formar estatísticas de morbilidade, mortalidade e até para agilizar as decisões dentro da Medicina. Ele é usado por profissionais da área da saúde e também ajuda a comunicar a órgãos governamentais (como a previdência social) o estado do cidadão.

A CID da hidradenite supurativa está enquadrada nas Doenças da pele e do tecido subcutâneo que vai do código L00 ao L99. 

Lançamento da CID 11

A CID 11 está em desenvolvimento há mais de dez anos e está prevista para entrar em vigor em 2022. Foram feitas otimizações e incluídas diversas doenças em sua nova versão, mas ainda não há como saber qual será a CID 11 da hidradenite supurativa.

Como você pode ver, a CID serve para auxiliar as questões mais técnicas da área da saúde e não tem um uso específico para o paciente. Inclusive, saiba que não é obrigatório constar seu CID no atestado médico, nem na receita. Eles só devem aparecer nestes documentos se você autorizar expressamente e sua empresa não pode recusar, nem deixar de justificar sua falta por este motivo e você pode até processar a empresa por danos morais caso ela não obedeça a lei.

É isso, espero que vocês tenham compreendido um pouco sobre o que é a CID e para que serve. Lembrando que este artigo não serve como conselho jurídico nem médico, é importante procurar os profissionais especializados neste assunto, meu intuito é apenas trazer informação.

Ah, e se você ainda não conferiu, corre para ver o artigo que fiz com as 5 mudanças na minha alimentação que ajudaram a controlar a hidradenite supurativa!

Karina Oliveira
Karina Oliveira
Formada em Letras, apaixonada por marketing digital, café, gatos e pelo meu filho lindo. Gosto de compartilhar conhecimentos e dividir experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

%d blogueiros gostam disto: