Como divulgar seu blog? Conheça estratégias para aumentar o tráfego!

Você se empenha em criar conteúdo de qualidade, mas não tem tido muitos resultados? O que pode estar faltando é saber como divulgar seu blog. Aprenda como aumentar o tráfego e atrair leitores para os seus artigos!

Um blog realmente é uma excelente forma de atingir objetivos como atrair clientes, aumentar vendas, consolidar a marca digitalmente, criar engajamento com o público e gerar a fidelização de clientes. No entanto, para que tais metas sejam alcançadas, ele precisa ser notado. Confira agora 7 estratégias que podem te ajudar nessa tarefa!

1. Deixe seu blog em destaque

A razão pela qual a maioria das empresas faz um blog é atrair visitantes para o site da companhia. No entanto, levando em consideração que o comportamento do consumidor moderno mudou, o blog também pode cumprir com outras funções.

Agora os clientes costumam procurar por informações relevantes que possam trazer mais certeza de que efetuar a compra/contratar o serviço é a melhor escolha. Para isso, costumam ler artigos de blog. Sendo assim, mesmo que ele já tenha encontrado seu site, encontrar seu blog pode ser decisivo para que ele escolha sua empresa.

Ele pode até não fazer a compra naquele momento, mas se os artigos do seu blog puderem ajudá-lo, as chances de que ele escolha seus produtos ou serviços aumentam muito. Além disso, manter o cliente dentro do seu site reduz a taxa de rejeição, o que ajuda no SEO.

Para que eles encontrem seus posts mais facilmente, basta inserir um link nos menus de navegação e colocar publicações em destaque na página inicial. Este é o primeiro passo para conseguir atrair público para suas postagens.

2. Divulgue o blog em redes sociais sempre que puder

As redes sociais são excelentes formas de conseguir tráfego para o seu site. Para começar, coloque o link para o seu blog dentro de seus perfis, assim, todos os que desejarem encontrar informações sobre a empresa poderão ter acesso aos posts.

No LinkedIn, Facebook e no Instagram há um campo especialmente para inserir o link. É fácil e prático. Você também precisa compartilhar os posts que fizer no blog dentro das redes sociais, tomando cuidado apenas para direcionar a linguagem de acordo com a rede.

Um post feito para o LinkedIn tem uma linguagem diferente de um post feito para o Facebook, já que são públicos diferentes. No primeiro, a linguagem é séria e geralmente está relacionada a trabalho, carreira e oportunidade de negócios.

Já o segundo pode abranger públicos muito diferentes. Ambas as estratégias precisam ter uma persona bem definida para que sejam obtidos resultados concretos.

3. Insira o endereço do blog nos materiais impressos

Empresas físicas que trabalham com formas de divulgação como panfletos, cartões de visita e cartazes também podem colocar o endereço do blog nestes materiais. Quando se trata de empresas que comercializam produtos de fabricação própria, é possível inserir o link até mesmo nas embalagens.

Para os mais modernos, vale lembrar que QR codes facilitam o acesso e podem ser grandes atrativos para que as pessoas encontrem o blog.

4. Envie os artigos para a sua lista de emails

Sua empresa já tem uma estratégia para gerar leads? Leads são pessoas que estão interessadas ou que podem se interessar em um futuro próximo pelos produtos/serviços que você oferece.

Para conseguir dados valiosos como emails, nome e telefone dessas pessoas, você pode disponibilizar materiais que possam interessá-las. Alguns exemplos são: e-books, webinars, ferramentas, infográficos, entre outros.

Em contrapartida, para que elas tenham acesso ao material, precisarão informar estes dados. Quanto mais rico o material, mais dados você pode solicitar. Após conseguir montar uma lista de email, basta enviar periodicamente os posts do seu blog.

No entanto, é importante fazer uma segmentação e enviar o conteúdo certo para as pessoas certas. Você também precisa deixar o botão de descadastramento em um lugar de fácil visualização. Caso elas não desejem receber mais os artigos, basta que se desinscrevam.

Isso porque o objetivo é atrair os leitores e não empurrar o conteúdo goela abaixo. Quando a empresa esconde o botão e o consumidor continua recebendo o conteúdo mesmo sem querer, a imagem que ele tem da empresa provavelmente não será positiva. Além de não ajudar, ainda pode ser uma propaganda negativa. Portanto, fique atento.

5. Invista em guest posts

Guest posts são artigos que você escreve para outro blog, que por sua vez faz o mesmo e insere conteúdos no seu site. Essa troca é vantajosa, pois você pode inserir hiperlinks para o seu blog, conquistando mais audiência e gerando tráfego.

Além disso, links de outros domínios que apontem para o seu blog fazem com que os mecanismos de busca considerem seu blog relevante e ajudam no ranqueamento.

No entanto, é importante que o outro blog tenha um conteúdo similar ao seu ou que trabalhe assuntos que complementem o que você costuma abordar nos artigos. Se a empresa comercializa sapatos, não faz sentido um guest post em um blog de culinária, não é mesmo?

6. Escreva posts com temas que estejam bombando no momento

Usar temas que estejam em alta é uma ótima forma de divulgar seu blog e fazer com que o post seja lido e compartilhado. Se uma série está em alta, você pode tentar relacioná-la com o que você faz e  produzir um conteúdo que gere engajamento.

Também é possível utilizar filmes clássicos que tenham muitos fãs — desde que eles sejam atraentes para a sua persona. A Rock Content é uma empresa que faz isso de forma brilhante, como você pode conferir nestes artigos:

Em alguns casos — como no artigo que tem relação com a Copa do Mundo — o post pode ficar “ultrapassado” após algum tempo. Mas a técnica vale a pena, ainda que tenha pouca durabilidade. Já quando se trata de filmes e séries considerados clássicos como Star Wars, o conteúdo sempre será interessante para os fãs da saga.

7. Grave vídeos

Conteúdos em vídeos estão fazendo muito sucesso, tanto que, de acordo com a lista de sites Alexa, feita pela Amazon, o YouTube é o segundo maior buscador do mundo. Isso significa que você pode fazer a divulgação por mais este canal. Como? Basta criar seu canal no YouTube, inserir conteúdo e deixar links que enviem a audiência para o seu blog.

Agora que você já sabe como divulgar seu blog, basta medir o desempenho de cada estratégia. Dessa forma, você saberá quais foram as mais bem sucedidas e adaptar as demais. E lembre-se: a melhor divulgação acontece quando seu conteúdo é bom o bastante para que outras pessoas sintam vontade de compartilhá-lo.

Por isso, investir na divulgação só trará resultados se os artigos escritos forem relevantes, informativos, forem postados com frequência e estiverem adequados a buyer persona.

Por falar em buyer persona, confira agora o artigo que fiz sobre o tema e aprenda a fazer a sua!

Comentários

Deixe aqui seu comentário!

Estudante de Letras, apaixonada por escrever. Especializada em marketing de conteúdo, estou no segmento há mais de 3 anos.
Post criado 16

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
WhatsApp Fale comigo pelo WhatsApp!
%d blogueiros gostam disto: