Como aproveitar as datas sazonais para gerar vendas para o e-commerce?

As datas sazonais (Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Natal, Ano Novo, Carnaval, entre outras), são excelentes oportunidades de gerar vendas para o seu e-commerce. Elas movimentam bilhões todos os anos no mercado brasileiro.

No entanto, para que sejam aproveitadas ao máximo, é preciso que você saiba como montar sua estratégia de marketing digital e colocá-la em ação. Quer saber como? Continue a leitura!

Planeje os conteúdos

O primeiro passo é planejar os conteúdos com antecedência. Aproveite o início do ano para checar o calendário e verificar quais são as datas sazonais e em que dia elas ocorrem. Além das tradicionais, o e-commerce também pode aproveitar datas que são comemoradas apenas nesse tipo de varejo, como o Cyber Mondey, a Black Friday e o Dia do Consumidor.

Depois de saber quais são as datas, planeje o conteúdo que será postado. Artigos em blogs, postagens nas redes sociais, e-books e o conteúdo do e-mail marketing. Não deixe para última hora, pois você pode se esquecer e perder uma boa oportunidade de aumentar sua taxa de conversão.

Altere o layout do site

Crie um ambiente que estimule a comemoração. Isso é importante para que o visitante compreenda, logo ao entrar em seu site, que você pode oferecer produtos que sejam úteis para ele. Banners e pequenas alterações no design podem ser o suficiente, mas fique atento para não prejudicar sua identidade visual.

Ele precisa ter uma percepção sobre a sua empresa, de modo que consiga lembrar dela. Se você mudar muito a aparência do site, pode prejudicar essa experiência.

Faça campanhas de divulgação

Divulgue algumas semanas antes as novidades. Crie uma expectativa para que a pessoa que visualizar o seu e-mail, seu banner ou seu post, possa sentir a necessidade de conferir seu site. Além disso, não deixe para entregar os conteúdos e fazer as alterações do layout de última hora.

Normalmente, em datas comemorativas os clientes querem comprar com antecedência os produtos. Seja para que cheguem a tempo de presentear alguém ou para usar o produto na data.

Caso seja possível, disponibilize a informação de que a entrega será feita até o dia da comemoração. Algo como “Faça sua compra e receba o produto antes do Natal!”. Mas atenção: faça apenas promessas que pode cumprir.

Se você disser que o produto chegará antes do Natal e ele chegar só no Ano Novo, você realiza a venda, mas ganha um cliente enfurecido que pode prejudicar sua imagem e prejudicar suas vendas futuras.

Crie promoções verdadeiramente vantajosas

Já ouviu por aí a expressão “tudo pela metade do dobro”? Os consumidores não são bobos e odeiam se sentir subestimados. Algumas lojas colocam os preços lá em cima e durante as datas sazonais os abaixam e dizem que o produto está em promoção.

Ocorre que o acesso às informações agora é muito rápido e, por meio de uma breve pesquisa, o cliente consegue verificar o preço em outras lojas. Se ele perceber que a loja está agindo de má fé, não realizará a compra e você pode arruinar sua reputação online — que é muito importante para um e-commerce.

Segmente sua base de dados de clientes

A segmentação da base de clientes também é uma peça chave para o sucesso das vendas. Não apenas nas datas sazonais, como em toda a estratégia de marketing digital. Ela ajuda a melhorar a captação de leads e a taxa de conversão. Isso é feito por meio da canalização de anúncios para públicos específicos, ou seja, sua buyer persona.

Segmentando a base, você consegue criar anúncios para um target definido. Você evita que a informação certa chegue ao cliente errado e a taxa de rejeição dos e-mails cai muito.

As campanhas se tornam mais eficientes e você consegue lucrar mais, investindo menos. A estratégia é sempre a melhor forma de fazer com que você tenha um e-commerce de sucesso!

Agora que você já sabe o que fazer nas datas sazonais, aprenda também como o marketing de conteúdo pode te ajudar a trazer resultados para sua estratégia digital!

Comentários

Deixe aqui seu comentário!

Estudante de Letras, apaixonada por escrever. Especializada em marketing de conteúdo, estou no segmento há mais de 3 anos.
Post criado 16

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
WhatsApp Fale comigo pelo WhatsApp!
%d blogueiros gostam disto: