Distopia X Utopia

motivos para deixá-lo ir
5 motivos para deixá-lo ir
29 de julho de 2015
Show all

Distopia X Utopia

Primeiro vamos começar com a definição de distopia e utopia. A utopia nada mais é do que uma ilusão, um mundo ideal. A etimologia da palavra significa lugar nenhum, ou seja, é usada para descrever lugares perfeitos, portanto inexistentes. Já a distopia é exatamente o contrário, é um lugar nada agradável, em que ninguém gostaria de viver. Na literatura temos muitas distopias, como Fahrenheit 451, 1984, Admirável Mundo Novo, Laranja Mecânica e muitos outros.

Por que gosto tanto de distopias?

Conversando com uma colega percebi que a maioria dos livros que considero como preferidos são distopias, acredito que seja porque são mais reais. Embora escritas há muito tempo, as distopias sempre são atuais, já que muita coisa que antes era algo apenas imaginado, agora é realidade. Em Fahrenheit 451, em um dado momento, Montag, o personagem principal é perseguido por um cão-mecânico e as pessoas conseguem acompanhar a caçada por seus televisores enormes. Eu não pude deixar de lembrar de programas como Brasil Urgente. Aliás, a própria temática de mostrar como as pessoas ficam alienadas por causa da televisão é atual. Eu mesmo admito que quando estou acompanhando uma série com muito interesse, acabo reduzindo o número de livros que leio.

Em Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley narra uma história em que as pessoas são pré-condicionadas psicologicamente, de modo que gostam ou repudiam coisas de acordo com o que são orientadas. Para que a vida esteja sempre “boa” eles usam uma droga chamada soma, assim estão sempre felizes e fazem o que são mandadas. A tecnologia é utilizada para todos os processos, incluindo na manipulação genética das pessoas. Esse parece um futuro tão distante assim?

Não é que as utopias sejam ruins, às vezes, precisamos pensar em coisas legais, sair um pouco da realidade e as utopias podem fazer isso. Acontece que as distopias podem te fazer refletir, analisar o mundo com outros olhos e até te fazer mudar de opinião à respeito das coisas. Sendo assim, se você nunca leu uma distopia, vá em frente, mas não deixe de me contar o que achou aqui nos comentários. 🙂

Karina Oliveira
Karina Oliveira
Formada em Letras, apaixonada por marketing digital, café, gatos e pelo meu filho lindo. Gosto de compartilhar conhecimentos e dividir experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

%d blogueiros gostam disto: