Marketing de conteúdo para empresas

Marketing de conteúdo: sua empresa deveria utilizá-lo o quanto antes

É definido como marketing de conteúdo o processo de planejar, criar, publicar e divulgar conteúdo para os clientes. Essa estratégia tem feito cada vez mais sucesso, graças aos impressionantes resultados que ela traz. Você pode conferir nessa matéria da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

Se você tem uma empresa e ainda não a utiliza, confira agora porque você deveria começar a fazer isso agora mesmo!

Os seus clientes já estão na internet

Antigamente, os anúncios na TV, em outdoors e em outros veículos de comunicação eram os principais meios para conseguir a captação de clientes.

Não que eles não sejam utilizados até hoje, mas agora o comportamento das pessoas mudou e grande parte da população brasileira passa muito tempo na internet, consumindo conteúdos digitais.

Se o público está lá, é claro que as empresas devem estar não é mesmo? Organizações que não tem uma presença digital consolidada podem estar perdendo tempo — e dinheiro.

Os seus concorrentes já estão investindo

De acordo com o relatório da Content Trends de 2017, 71% das empresas adotam a estratégia de Marketing de Conteúdo e 58,3% pretendem adotá-la e já deram início a fase de implementação.

Esse número com certeza já aumentou muito no último ano, principalmente entre as grandes corporações que estão em constante atualização.

Portanto, empresas que não investem ainda podem acabar ficando para trás, perdendo a competitividade e, consequentemente, clientes.

Os custos podem ser monitorados e as estratégias são otimizadas

Todo o investimento que você fizer poderá ser monitorado, pois é possível verificar todas as métricas referentes aos resultados gerados. Já existem até softwares que deixam esse processo mais simples.

Quando alguma estratégia colocada em prática não funciona, há como saber exatamente onde está o erro. Com testes A/B e a análise dos dados coletados, você encontra qual aspecto não está funcionando e vai realizando mudanças até conseguir os resultados desejados.

Quanto antes a sua estratégia for iniciada, melhor

O foco principal do marketing de conteúdo é levar informações relevantes aos usuários. Este também é o objetivo do Google, que procura sempre mostrar os melhores resultados para o cliente.

Para destacar um site dos demais, a estratégia do marketing de conteúdo utiliza técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Elas fazem com que os motores de busca identifiquem seu site como fonte de informações relevantes.

Assim, quando você utilizar as técnicas adequadas, alguém que está procurando por informações relevantes poderá encontrá-lo. Imagine a seguinte situação:

Joana é uma empresária que trabalha muito, mas preocupa-se com aparência. Ela precisa comprar sapatos novos e opta pela compra online, então digita no Google “sapatos com salto agulha”.

Se a sua empresa vende ou fabrica sapatos e posta um conteúdo com o título/tema “Saiba como escolher os melhores sapatos com salto agulha” as chances dela conseguir encontrar o conteúdo e depois optar por comprá-lo na sua empresa são bem grandes.

Mas, para que isso ocorra, o conteúdo deve conter informações relevantes e explicar de forma clara e objetiva como ela pode resolver o problema.  A compra pode até não acontecer naquele momento, por algum motivo.

No entanto, se tiver outros conteúdos disponíveis e ela iniciar um relacionamento com a sua marca (assinando a newsletter, por exemplo), ela pode voltar ao site até ganhar confiança suficiente para realizar a compra.

Agora coloque este exemplo em uma escala muito maior — o marketing de conteúdo pode atingir um público muito vasto — e você perceberá que cada conteúdo pode se tornar uma oportunidade de fechar negócio ou vender um produto.

Ainda não está convencido? Olha só este infográfico:

Quanto antes você começar a gerar esse conteúdo, mais rápido poderá colher os resultados. No entanto, vale lembrar que é preciso bem mais do que escrever um artigo. Sendo assim, você tem duas opções:

  1. Aprender sobre marketing de conteúdo e utilizar na sua empresa.
  2. Contratar alguém já capacitado para produzir o conteúdo e colocar em prática a estratégia.

Caso você não tenha muito tempo disponível, eu indico a segunda opção. Não apenas porque trabalho com isso, mas sim porque o marketing de conteúdo é uma estratégia complexa e que sofre alterações constantemente.

Para se ter noção, algumas técnicas que eram utilizadas a dois anos atrás já não são recomendadas. É preciso acompanhar sempre as mudanças para não investir tempo, esforço e dinheiro à toa.

Se você quer contratar um profissional para criar conteúdo, primeiro confira esse artigo com 7 dicas para contratar um redator freelancer sem arrependimentos!

Comentários

Deixe aqui seu comentário!

Estudante de Letras, apaixonada por escrever. Especializada em marketing de conteúdo, estou no segmento há mais de 3 anos.
Post criado 17

5 comentários em “Marketing de conteúdo: sua empresa deveria utilizá-lo o quanto antes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
WhatsApp Fale comigo pelo WhatsApp!
%d blogueiros gostam disto: