5 aplicativos para te ajudar a parar de procrastinar!

Como freelancer, eu bem sei que um dos maiores inimigos, quando se trata de aumentar a produtividade, é a boa e velha procrastinação. Para fugir dela eu já tentei de tudo: deixar o celular longe, me isolar em um canto da casa e até me afastar das redes sociais.

O problema é que eu mesma me boicotava. Além disso, trabalhar com comunicação exige que estejamos atentos 24 horas por dia às novidades e tendências, e eu não podia ficar alheia a tudo.

Foi então que comecei a pesquisar formas de me manter na linha e encontrei 5 aplicativos incríveis que me ajudaram muito a fugir da procrastinação. Eu não poderia deixar de dividir minhas descobertas com vocês, não é? Leia o artigo e pode me agradecer depois!

1. Pomodoro timer: a técnica pomodoro na palma da sua mão

Você já ouviu falar na técnica pomodoro? Ela foi criada no final da década de 1980 pelo italiano Francesco Cirillo, que determinou que dividir o período de trabalho (ou estudo) em blocos ajuda a aumentar a concentração. O que eu gosto nessa técnica é o fato dela ser simples e muito fácil de usar.

Existem muitos aplicativos que te ajudam a aplicar essa técnica, mas eu utilizo o Pomodoro Timer, pois ele é bem leve e intuitivo. Você ativa a contagem e ele te avisa quando o tempo de concentração deve ser interrompido.

Além disso, existe a opção de deixar aquele barulhinho de “tic tac” do relógio. Eu pessoalmente não uso essa função, pois ela me deixa muito ansiosa, mas há quem aprove e diga que ajuda.

Esse app está disponível apenas para Android, mas podem ser encontrados aplicativos similares em outros sistemas operacionais.

2. StayFocused: bloqueie as tentações para aumentar a produtividade

O StayFocused é na verdade uma extensão para o Chrome, mas também existem aplicativos similares para Android e extensões para outros navegadores.

Ele te ajuda a limitar o tempo que você passa navegando em alguns sites. Se você é como eu e sempre que vai dar uma olhadinha no Facebook  quando vê já perdeu uma hora, ele pode te ajudar. É você quem determina os sites e o tempo de navegação permitido de cada um.

3. Toggl: controle quanto tempo você leva em cada atividade

O Toggl é um dos meus queridinhos! Com ele você consegue medir exatamente o tempo gasto em cada atividade e pode dividir os projetos, nomear cada tarefa e depois visualizar em forma de gráfico todas as informações.

Assim você consegue ver quando passou tempo demais em uma tarefa e analisar quais fatores contribuíram para isso. Só não vale pausar quando for procrastinar, viu?

Ele pode ser usado no navegador, mas também está disponível para Android e iOS

4. Asana: nunca mais se esqueça uma tarefa

O Asana já é bem conhecido e costuma ser usado para manter a organização. Com ele você pode criar listas de tarefas, colocar datas limites e adicionar membros em sua equipe que podem visualizar e editar as tarefas com você.

Ele te envia um lembrete quando a data está próxima e você consegue acompanhar tudo pelo navegador ou pelo celular. Eu costumo usá-lo até mesmo para tarefas cotidianas e tem funcionado muito bem! Ele também tem uma versão para ser usada no navegador e no Android.

5. Excel: tradicional, mas eficiente

Sabe quando dizem que quando dói no bolso nós começamos a prestar atenção? De fato tem muita verdade nessa frase. Desde que comecei a utilizar uma planilha e colocar todas as minhas tarefas, quanto ganho por cada uma e inseri as metas mensais, eu comecei a me policiar muito mais.

Agora tenho uma noção real de quanto falta para alcançar a meta do mês e a meta anual. Se, assim como eu, você não é expert em planilhas, existem vários modelos para download.

Caso você também seja freelancer, pode usar a planilha disponibilizada pela Rock Content. Eu fiz algumas modificações de acordo com as minhas necessidades, mas ela é excelente e também me ajudou muito a aumentar a produtividade! (Valeu, Rock!)

Bom, essas são as minhas dicas! Eu turbino tudo isso com muito amor pelo que faço, força de vontade e café (bastante café). E você, o que tem feito para aumentar a sua produtividade? Deixe a resposta aqui nos comentários!

Comentários

Deixe aqui seu comentário!

Estudante de Letras, apaixonada por escrever. Especializada em marketing de conteúdo, estou no segmento há mais de 3 anos.
Post criado 16

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
WhatsApp Fale comigo pelo WhatsApp!
%d blogueiros gostam disto: