Posts em áudio: adote e melhore a acessibilidade e engajamento do seu site!

Você já se deparou com algum conteúdo que queria muito ler, mas não podia, seja por estar fazendo outra tarefa, como dirigir, ou ainda organizando a casa ou o escritório? Esta situação é muito comum, mas, e se eu te disser que você pode transformar seus posts em áudio com um plugin gratuito?

Foi o que eu descobri recentemente e fiquei muito surpresa. Já havia visto essa tecnologia em outros sites, mas acreditava ser algo trabalhoso e com um custo alto. Além disso, não conhecia ainda todas as vantagens que essa estratégia pode trazer ao marketing de conteúdo e, de quebra, para a acessibilidade.

Eu selecionei algumas informações muito interessantes a respeito deste tema e, se você tem um blog dentro do seu site, eu recomendo MUITO que as leia. Vem comigo!

Por que transformar os posts em áudio?

Se você acessa sites como O Globo, Estadão, InfoEscola, Minha Vida, entre outros, pode ter se deparado com um pequeno player logo acima dos posts. Ao apertar o play, são narrados os títulos e os conteúdos dos posts.

Mas, afinal, para que serve essa funcionalidade? É agora que começa a ficar superinteressante.

Para começar, a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 determina que:

Art. 63. É obrigatória a acessibilidade nos sítios de internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no país ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.

Além disso, existem quatro grupos de pessoas que podem se beneficiar dessa estratégia:

Pessoas com deficiência visual

Você sabia que 23,9% da população brasileira (cerca de 45,6 milhões de pessoas), declaram ter algum tipo de deficiência e a mais comum é a visual? Ela atinge 3,5% da população. Dados do IBGE apontam que mais de 6,5 milhões de pessoas no Brasil têm alguma deficiência visual.

Muitas dessas pessoas não têm acesso ao seu conteúdo escrito. Afinal, nem todos possuem dinheiro para pagar um software (custam cerca de R$4.900). Quem utiliza um leitor de telas também passa por problemas, pois precisa lidar com a leitura dos anúncios, imagens e outros conteúdos que podem atrapalhar a experiência de leitura e dificultar a navegação.

A conversão dos posts com as ferramentas adequadas, insere o player que, com alguns comandos, lê apenas o título e o conteúdo do post. Assim fica bem mais fácil fazer com que essas pessoas consumam o seu conteúdo.

Pessoas com presbiopia

Também conhecida como vista cansada, a presbiopia é uma deficiência visual muito comum após os 40 anos. Ela prejudica muito a leitura e as pessoas que possuem este problema enfrentam grandes dificuldades para consumir conteúdos digitais.

Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), mais de 60 milhões de brasileiros sofrem com a presbiopia. Já pensou quantas dessas pessoas podem deixar de estar consumindo os seus conteúdos por conta das dificuldades de leitura?

Analfabetos e semianalfabetos

Apesar dos números estarem reduzindo e haver uma meta do PNE de erradicar o analfabetismo até 2014, o Brasil ainda tem cerca de 11,8 milhões de analfabetos. Apesar de não conseguirem ler e escrever, muitos deles utilizam computadores e dispositivos móveis para consumir conteúdo na Internet, principalmente vídeos e receitas.

A conversão dos posts em áudio pode ajudar muito essa fatia da população a obter mais conhecimentos, tornando-se uma ferramenta informativa de grande importância.

Pessoas que se interessam por conteúdos em áudio

Os podcasts são mídias de transmissão de informações em áudio e funcionam como programas de rádio, mas o conteúdo é sob demanda. Ou seja, é possível ouvir o que quiser, na hora que quiser. Já existem podcasts de temas variados, incluindo Política, Games, Cinema, TV, Literatura e muitos outros.

Eles estão se tornando uma tendência, tanto que já existem muitos produtores desse tipo de conteúdo no Brasil e você pode conferir alguns podcasts em streamings como o Spotify. Você pode estar se perguntando: mas o que raios isso tem a ver com a conversão de posts em áudio? A resposta é: TUDO.

As pessoas consomem podcasts por conta da facilidade em acessar o conteúdo que lhes interessa e poder fazer outras atividades. É possível preparar o almoço, organizar aquela bagunça que você deixa para depois, dirigir ou mesmo enfrentar o transporte público ao mesmo tempo em que absorve as informações.

Essas mesmas vantagens podem ser obtidas quando os conteúdos do blog são convertidos em áudio. Portanto, a utilização de ferramentas que proporcionem estas mudanças pode atrair as pessoas que têm interesse em consumir conteúdos neste formato.

Como essa conversão pode afetar o SEO?

Não tem como falar em alterações do site sem falar do SEO, uma das maiores preocupações de quem trabalha com a estratégia de marketing digital. Ranquear no Google não é uma tarefa simples e toda ajuda é bem-vinda.

Com a utilização das ferramentas de conversão dos posts em áudio, é possível obter vantagens também para a estratégia de Inbound Marketing. De acordo com um artigo da Resultados Digitais, eles obtiveram mais engajamento, aumento do tráfego e aumento da captação de leads.

A pessoa que consome o conteúdo em áudio tente a permanecer mais tempo na página e escutar o áudio até o fim, ou seja, melhora o tempo de permanência em cada página. Também é possível atrair um público que não se interessa por conteúdo escrito, além de humanizar o contato com sua persona e gerar mais resultados a sua estratégia de marketing de conteúdo.

Quais ferramentas utilizar para converter os posts em áudio?

Se você, assim como eu, se espantou com tantas vantagens e quer transformar o seu conteúdo em áudio, eu tenho uma excelente notícia: você pode fazer isso gratuitamente! É isso mesmo! Eu descobri esse plugin incrível, o Audima, que disponibiliza o serviço gratuito.

Caso você queira melhorar ainda mais a sua estratégia, eles também têm a versão paga que tem vozes humanizadas e estatísticas do uso do player. O orçamento é feito com base na média de pageviews/mês. Incrível, né? Eu já instalei aqui no site da Letrase, você pode até ouvir este conteúdo, basta acionar o player no topo do artigo.

Sinceramente, acredito que o futuro é inclusivo (torço por isso) e quem começar a converter posts em áudio com esse tipo de ferramenta antes, pode sair na frente. Além disso, é tão fácil instalar que eu realmente acho que todo mundo que tem um site/blog deveria utilizar.

Você já conhecia esse tipo de ferramenta? Já consumiu conteúdos de posts convertidos em áudio? Vai começar a utilizar? Conta tudo aqui nos comentários, estou ansiosa para essa troca de experiências!

Comentários

Deixe aqui seu comentário!

Estudante de Letras, apaixonada por escrever. Especializada em marketing de conteúdo, estou no segmento há mais de 3 anos.
Post criado 17

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
WhatsApp Fale comigo pelo WhatsApp!
%d blogueiros gostam disto: