Presença digital: conheça os primeiros passos para colocar a sua empresa na Internet

Embora muitas empresas já estejam na Internet e algumas delas atendam exclusivamente por este canal, algumas ainda não tem presença digital. Principalmente pequenos negócios como clínicas, imobiliárias, lojas de roupas e sapatos entre outros que conseguem ter um funcionamento offline.

No entanto, mesmo estes negócios podem aproveitar das facilidades da Internet para aumentar a carteira de clientes, fidelizá-los, se destacar dos concorrentes e ainda expandir para aumentar os lucros. Este é o seu caso e você deseja saber quais são os primeiros passos? Continue a leitura e descubra!

Crie seu site

Se você ainda não tem um site, precisa providenciá-lo. Embora seja possível criar um blog de graça, o ideal é investir em um site próprio. O motivo? Credibilidade. Quando você faz um site sem pagar nada, no seu domínio terá uma extensão, como é o caso do meu blog antigo:

www.letrase.wordpress.com

Ele funciona, mas não transmite a credibilidade que um site com meu próprio domínio transmite. Para isso, é importante comprar um domínio e você também terá de pagar pela hospedagem. Em sites de empresas como a Superdomínios você pode fazer os dois.

A menos que você tenha os conhecimentos necessários, você também precisará de um profissional para desenvolver o layout do seu site. Neste caso, entre em contato com um bom web designer para que ele possa te ajudar nesta tarefa.

O seu site deve conter informações como os serviços que você oferece, meios de contato, localização da empresa, destacar seus diferenciais e transmitir a essência do seu negócio. Lembre-se: é por meio do site que seus clientes lhe conhecerão.

Também é interessante ter um blog para publicar informações relevantes que possam ser de interesse do seu público, como será explicado melhor adiante.

Defina seu objetivo

Ok. Agora você já tem um site no ar e já começou a ter uma presença digital, mas o trabalho acabou de começar. Agora é o momento de você definir quais são os seus objetivos ao utilizar os meios digitais.

Nem todas as empresas querem vender por meio da Internet. Algumas delas querem apenas ter um espaço para aumentar o conhecimento da marca e outras desejam fidelizar os clientes. Você pode ter mais de um objetivo, mas precisa saber que no início é importante estabelecer um de cada vez. Quanto mais deseja alcançar, mais trabalho, esforço e dinheiro terão de ser aplicados.

Crie conteúdo de qualidade

Com um objetivo em mente, está na hora de planejar os meios para alcançá-lo. Neste ponto, o conteúdo será seu aliado, afinal, porque os clientes iriam até o seu site se ele não tivesse nada a oferecer? Por falar nisso, como atrair esses clientes para o seu site?

O marketing de conteúdo é uma das estratégias do marketing digital e serve justamente para criar conteúdos que possam atrair, conquistar e fidelizar as pessoas que acessam o seu site. Ao utilizá-lo, você consegue aparecer em boas posições nas buscas do Google e as pessoas podem te encontrar.

Não é tão simples fazer marketing de conteúdo, pois você precisará aprender sobre vários conceitos de marketing digital, como o SEO, e mandar muito bem no português para desenvolver conteúdos de qualidade.

É por isso que pessoas como eu se especializam neste setor e trabalham produzindo artigos, e-books e vários outros materiais que ajudam as empresas a fortalecer a presença digital.

Saiba onde divulgar seu conteúdo

Com os conteúdos criados, você precisará divulga-los também. Não dá para esperar que magicamente o Google te coloque nos resultados e você conquiste centenas de clientes, não é mesmo?

Outras empresas — de todos os segmentos — estão disputando pelo mesmo espaço. Essa concorrência exige que você faça uma estratégia direcionada e que realmente funcione.

A divulgação pode ser feita por meio das redes sociais, mas você deve escolher aquelas em que seu público está. Uma empresa que trabalha com a venda de roupas, por exemplo, pode investir no Instagram, que é bastante visual.

Já uma lanchonete, pode obter mais sucesso ao criar uma página no Facebook para postar eventos e outras informações que possam captar clientes da região em que está localizada. Por isso o planejamento da estratégia e a criação da buyer persona é tão importante. Você precisa saber com quem está falando para conquistar sua presença digital.

Entendeu quais são os primeiros passos para colocar a sua empresa na Internet? Curta a página da Letrase no Facebook e tenha acesso a outras dicas que te ajudarão a obter sucesso nessa tarefa!

Comentários

Deixe aqui seu comentário!

Estudante de Letras, apaixonada por escrever. Especializada em marketing de conteúdo, estou no segmento há mais de 3 anos.
Post criado 16

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
WhatsApp Fale comigo pelo WhatsApp!
%d blogueiros gostam disto: