Produção de conteúdo: 5 motivos para manter uma boa frequência

Qual é a frequência com que você realiza a produção de conteúdo para o seu blog? Há uma regularidade? Se a resposta for não, então você precisa estar ciente de que tem um problema. Isso porque, sem uma regularidade, ainda que pequena, você não conseguirá obter todas as vantagens que o marketing de conteúdo proporciona.

Neste artigo, você descobrirá 5 motivos para reverter essa situação e começar a postar com mais frequência conteúdo no seu blog. Leia e confira!

1. Aumenta o tráfego

Um leitor que gosta do conteúdo que você posta, provavelmente vai voltar para ler mais. Se isso acontecer e ele se deparar com artigos antigos e desatualizados, dificilmente continuará acompanhando seu blog.

Também é preciso ter uma regularidade, já que, postar dois artigos em uma semana e mais cinco em outra pode acabar ficando confuso, você não acha?

No início, vale a pena fazer testes de datas e horários para encontrar os melhores dias e horas. É preciso paciência, olho nas métricas e testes, muitos testes. Entretanto, depois que isso for estabelecido, é importante manter os conteúdos agendados para publicação nos mesmos dias e horários.

2. Mantém o interesse do seu público

Existem vários tipos de conteúdo (blogposts, webinars, infográficos, vídeos, etc.)  e eles podem se relacionar entre si. Ao criar conteúdos bem direcionados, bem feitos e que tenham assuntos que interessem a sua persona, você mantém a atenção e deixa aquele gostinho de quero mais.

3. Melhora o SEO

Eu não sei se você já sabe disso, mas o Google pode penalizar sites que não são atualizados constantemente. As penalizações realizadas pelo buscador têm como objetivo punir sites com erros, com falhas ou que agem com má-fé.

Quando um site é penalizado, ele sofre quedas bruscas de posicionamento. Sendo assim, de nada adianta criar textos maravilhosos, com profundidade, conteúdo elaborado, se você não mantiver o blog atualizado.

Se o Google identificar que você não tem conteúdo novo, ele vai achar que o seu site não é relevante o suficiente para se manter bem posicionado nos resultados. Isso com certeza vai afetar seu tráfego e toda a sua estratégia de marketing de conteúdo.

4. Gera mais leads

O blog é como uma vitrine. Se alguém tem um problema, usa os motores de busca para encontrar uma solução, se depara com o seu site e você consegue auxiliá-la, sem dúvidas, ela criará um vínculo.

É o primeiro passo para que ela passe por toda a jornada do funil de vendas e se torne cliente. Vê como é importante? O blog traz muitas oportunidades, mas precisa ser bem trabalhado, caso contrário, você estará produzindo sem gerar resultado.

Quando você dá ao seu público bons conteúdos e com uma boa frequência, pode começar a solicitar dados em troca, aumentando seus leads. Claro que você pode fazer isso logo de cara, sem produzir muitos artigos, mas, não se assuste caso não tenha retorno.

Afinal, você passaria seus dados para um site que acabou de conhecer e que nem sabe se o conteúdo é bom e te interessa? Dificilmente.

5. Conquista resultados efetivos

Não é à toa que o marketing digital tem ganhado tanto espaço. Cresce cada vez mais o interesse pelo assunto e já são muitas as empresas que perceberam que vale a pena investir na produção de conteúdo. Afinal, ela é uma das partes mais importantes deste tipo de marketing.

Garantir uma boa reputação, tráfego intenso, boa relação com os clientes e outros benefícios que o marketing digital proporciona, é essencial para quem deseja sobreviver no mercado.

É algo inevitável, considerando que a internet ganha cada vez mais a atenção de todas as pessoas ao redor do mundo. As empresas precisam estar onde seus clientes estão.

Os resultados podem não ser imediatos, pois existem várias características que pesam para um bom posicionamento (incluindo o tempo que o site e o conteúdo estão no ar).

Ainda assim, quanto mais dedicação com todas as etapas (criação de estratégia, produção de conteúdo, implementação de SEO e análise de dados), maiores e mais rápidos serão os resultados.

Afinal, qual é a frequência ideal para a produção de conteúdo?

Provavelmente, essa é a sua dúvida no momento. Sinto dizer, mas não há uma fórmula pronta para todos os blogs. Nem com a quantidade de posts, tamanho ou mesmo frequência. Tudo depende muito da sua disponibilidade, de quem são suas personas e do quanto você pode investir na estratégia no momento.

Já vi muita gente pesquisando pelo “melhor horário para postar no blog”. O problema é que cada persona terá um horário livre diferente para ler os posts. Um blog voltado para adolescentes, por exemplo, não tem o mesmo horário de tráfego intenso que um blog voltado para mães que, por sua vez, não tem o mesmo horário de um blog voltado a empreendedores.

Há ainda quem comece a postar conteúdo duplicado de outros sites (sem dar créditos), conteúdos de vários assuntos, sem uma estratégia, sem direcionamento, sem qualidade. Nesses casos, não adianta publicar dez, vinte conteúdos por semana.

Esse blog pode até atrair tráfego, mas pode ser penalizado por plágio, além de captar públicos que não interessam para a empresa e que não se tornarão leads nem clientes. É muito esforço para pouco (ou nenhum) resultado.

Nada, nadinha, é feito aleatoriamente!

Tudo dentro do marketing de conteúdo é feito de acordo com as variáveis de cada empresa e situação. Nada é por acaso. Quem utiliza uma técnica aqui e outra ali, pode até conseguir resultados, mas com certeza não chegará nem perto do que realmente é possível extrair dessa estratégia.

É por isso que sim, vale a pena contratar profissionais para montar seu site, realizar a produção de conteúdo e manter seu blog atualizado. Ah, e estou falando de profissionais competentes. Se você resolver pagar um valor irrisório, precisa entender que provavelmente terá resultados irrisórios. Mas isso é outra história.

Eu até fiz um artigo sobre como contratar um freelancer sem arrependimentos. Vale a pena conferir!

Comentários

Deixe aqui seu comentário!

Estudante de Letras, apaixonada por escrever. Especializada em marketing de conteúdo, estou no segmento há mais de 3 anos.
Post criado 16

4 comentários em “Produção de conteúdo: 5 motivos para manter uma boa frequência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
WhatsApp Fale comigo pelo WhatsApp!
%d blogueiros gostam disto: